Loading
out 2, 2017

Andrea Macruz | Casa Vogue

Cerrado inspira design de Andrea Macruz
Peça de alumínio com linhas geométricas resgata o movimento retorcido da vegetação típica do Brasil

 

02/10/2017| POR GIOVANNA MARADEI | FOTOS: FLÁVIO SAMPAIO

Cerrado inspira design de Andrea Macruz (Foto: Flavio Sampaio)
Nem tão frondosa, nem tão exuberante, as árvores do Cerrado, especialmente às que tiveram os troncos retorcidos por causa do clima seco ou da falta de nutrientes no solo, conquistaram o olhar da designer Andrea Macruz, fundadora do estúdio Nolli e criadora da mesa t.or, exposta na MADE desde ano. “As pessoas acham que o cerrado não é uma vegetação interessante, mas é super interessante”, explica Andrea.Assim, inspirada nas formas e movimentos espiralados de algumas árvores da região, mas sem se perder em linhas exageradamente orgânicas, a designer desenvolveu uma mesa que enaltece a pureza da geometria, mas sem deixar de levar algum resquício da natureza para dentro de casa.
Cerrado inspira design de Andrea Macruz (Foto: Flavio Sampaio)

 

Formada por duas chapas de alumínio de 8 mm de espessura, conectadas por um elemento central, do mesmo material, mas mais fino (apenas 3 mm), a t.or traz em si o mesmo efeito visual dos troncos retorcidos do cerrado, fazendo com que não fique claro qual é a parte interna e externa, ou mesmo o que é  topo e o que é base.

Cerrado inspira design de Andrea Macruz (Foto: Flavio Sampaio)

 

Reproduzir o equilíbrio entre movimento e estabilidade, conseguido naturalmente pelas árvores, exigiu bastante esforço da designer. Mesmo após estudo e desenho prontos, acertar detalhes como a espessura do material e a melhor técnica para soldar as peças tomou cerca de 4 meses. “A base eu o centro, por exemplo, não são soldados por completo, mas por pequenos pontos, que garantem que a peça fique fixa e não envergue”, explica Andrea.

 

Cerrado inspira design de Andrea Macruz (Foto: Flavio Sampaio)

 

O resultado, no entanto, não passa despercebido e empolga Andrea que, sob o mesmo conceito, já desenvolveu um vaso e uma luminária e admite ter vontade de continuar nesta exploração. “Eu adoraria fazer, por exemplo, uma mesa de jantar. Mas tenho calafrios só de imaginar o estudo para acertar as proporções, os balanços o lugar vazio…”, reflete a designer.

 

Cerrado inspira design de Andrea Macruz (Foto: Divulgação)

 

 

Veja na fonte – casavogue.globo.com

Error: Please check your entries!