Loading

Pelo segundo ano consecutivo a Galeria Nicoli realiza em seu espaço a Design em Foco, uma mostra coletiva que acontece um mês após a Design Week de São Paulo e que simboliza esse momento de avaliação do que passou e de investigação do que está por vir – do ponto de vista criativo, curatorial e estratégico.

Dentro desse contexto de reflexão, fica a convicção de um real amadurecimento da atual geração de criadores brasileiros e o fortalecimento do elo entre linguagem, expressão e execução, através de um repertório que se amplia para além de influências estilísticas e se aprofunda em métodos próprios que caminham junto ao próprio amadurecimento do projeto de uma galeria de design no país.

Essa mudança é perceptível em todas as esferas, inclusive sensoriais – podendo ser sentida, tocada – é dessa emoção que surge o tema para a edição de 2017: o branco.  A cor, ou a fusão de todas as cores pelo olhar da física, se aplica aqui por uma diversidade de significados e símbolos, mas é na sua leveza que justamente se encontra a contradição de sua força expressiva que ressalta diferentes texturas, técnicas, materiais e formas.

Ao mesmo tempo que a cor representa uma estética minimalista, perfeita para o estado de descompressão pós-festival, é através dela que se sobressai a personalidade de cada um dos 10 autores convidados para a exposição, todos estreiando no espaço da galeria. São eles: Bianca Barbato, Inês Schertel, Bruno Simões, Leo di Caprio, Brunno Jahara, Nicole Tomazi e Heloisa Galvão, Fetiche, Estudio Rain, Humberto da Mata e Villa Mandaçaia.

São luminárias, bancos, aparadores, mesas e objetos em caráter de protótipo, peça única, séries ou lançamentos independentes que percorrem do artesanal ao industrial e exploram cerâmica, feltro, plástico, madeira, mármore, vidro, laca e até o Corian, cada um dentro do repertório já reconhecível de cada um dos designers.

Dessa mistura de diferentes estilos e materiais com um mesmo objetivo final de valorização do autor surge o nome RGB 255 – uma classificação digital de cor baseada no sistema Red, Green, Blue – em que justamente a mistura entre as três em diferentes proporções gera diferentes resultados de cor para representação de imagens, onde o 255 é o valor absoluto e aquele que por sua vez defini a cor branco.

 

Bruno Simões, 2017.

Error: Please check your entries!