Loading

Alquimia explora as múltiplas expressões do poder criativo e transformador do artista sobre o mundo, onde objetos e materiais de uso cotidiano se tornam matéria prima para a produção. A ressignificação começa através do olhar do artista, capaz de enxergar além do significado imediato e superficial, de reinventar acima e abaixo, a frente e o verso. Da manipulação dos objetos, da criação de relações e combinações inusitadas, da experimentação das reações dos materiais aos estímulos externos, nascem as obras que compõem esta exposição.

Seguindo este fio condutor, os trabalhos selecionados diferem muito pela escolha de materiais, por sua poética, pesquisa e técnica de produção. A obra Mesa Palito, da dupla de designers 80e8, é exemplo de transformação por acumulação: um objeto frágil e pensado para ser descartado após o uso é aqui matéria de construção e elemento estético fundamental. Leque Dourado, criado por Carol Gay, Mesa Sorte do Dia, de Tiago Curioni, e os trabalhos do conjunto Outra Oficina, mostram como forma e conceito têm o poder de transformar a realidade e encontrar novos caminhos.

Outros levam suas pesquisas além da alteração do uso de um objeto, ou material, e abordam a questão do re-aproveitamento de resíduos, parte essencial da atual discussão sobre uma vida urbana mais sustentável e harmônica. Artistas como Paulo Goldstein, Marcelo di Benedetto e Sandro Akel são artífices que conferem vida a materiais e utensílios previamente descartados ou considerados inúteis,  representados nessa exposição com obras exemplares de suas produções. Os trabalhos de Cristina Sá e Cristina Schleder servem como desfecho para a mostra, trazendo o estudo do papel, e da sua versatilidade, em abordagens distintas, mas aproximadas por uma grande atenção à espiritualidade e à natureza.

O conjunto de obras desses nove artistas nos mostra como as regras do mundo em que habitamos não passam de convenções criadas e, portanto, que podem ser ignoradas; temos o poder de intervenção e transformação sobre os nossos arredores.

Giovanni Pirelli, 2016.

Error: Please check your entries!