Loading

LEO CAPOTE

Bio

Nascido e criado no centro da capital paulista, dentro de uma loja de ferragens, Leo logo cedo criou intimidade com martelos, pregos e parafusos que o ajudaram a transformar absolutamente qualquer ferramenta e objeto encontrados, em parte de seu mundo particular, habitado por tênis transformados em tomadas, bicicletas em pia, garfos em porta retrato, tudo manufaturado diretamente por ele. É formado em Desenho Industrial pela Universidade Paulista, em 2002, na cidade de São Paulo, Brasil. Fez estágio com os Irmãos Campana, em São Paulo, de 2000 até 2002, onde enxergou de fato a abrangência do mundo do design. Formou sociedade com Marcelo Stefanovicz em 2013, criando, então, a Outra Oficina no bairro de Santa Cecília, próximo a loja de ferragens onde cresceu.

O conceito que Leo Capote trabalha, desde 1997, é de descobrir como reutilizar objetos já industrializados para obter outros. Os objetos industrializados que desempenham funções específicas, já projetados com princípios ergonômicos, tecnológicos e que abrangem estudos de materiais, acabamentos, processos de fabricação etc., são matéria-prima para os projetos. Estes objetos perdem sua função original e passam a servir de peças que virão integrar um outro sistema, e, portanto, desempenhar neste sistema outras funções.

Leo junta os materiais e explora as formas tanto de maneira experimental quando acadêmica, garantindo sempre uma perfeita ergonomia. O designer simplesmente não consegue olhar para um objeto e aceitar que ele esteja pronto. Para ele, tudo em absoluto é matéria prima.

Trabalhos

 

Error: Please check your entries!